BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS »

terça-feira, 19 de maio de 2009

O PRIVILÉGIO DE SER MULHER


Ser mulher realmente é muito especial, afinal só nós temos a capacidade de gerar uma outra vida dentro de nosso próprio corpo. Mas quem está pensando que ficar grávida é moleza pode esquecer! Primeiro que antes de a mulher engravidar é importante fazer um exame ginecológico completo, que inclui: exame preventivo de câncer de colo de útero, ultra-sonografia dos órgãos genitais e, dependendo da idade, ultra-sonografia e/ou mamografia para estudar as condições das mamas. Além disso, pode ser bastante útil fazer uma consulta com um clínico geral, o que pode detectar a presença de alguma doença associada a problemas cardíacos, renais ou hepáticos que possam prejudicar a gravidez. Também é comum fazer exames de urina, exame parasitológico de fezes, grupo sangüíneo e hemograma completo, entre tantos outros. Esses procedimentos são importantes, já que alguns problemas podem ser diagnosticados e precisam ser tratados antes da gravidez para não prejudicar o feto.
Depois surgem aqueles sintomas básicos. O mais imediato e claro é a cessação da menstruação. Outros sinais que evidenciam a gravidez são: enjôo, mal-estar, mamas inchadas e sensíveis, cansaço diário, pressão na bexiga, fadiga, aceleração dos batimentos cardíacos, ansiedade, estresse, prisão de ventre, fome em excesso, inchaço, irritabilidade, aumento da necessidade de urinar, aumento da secreção vaginal, rejeição a cheiros e outros. Nesse momento da vida, o organismo feminino passa por alterações que se acentuam a cada dia de acordo com o desenvolvimento do bebê.
Quando a mulher enfrenta sua primeira gravidez, ela se sente assustada e insegura por saber que novas responsabilidades virão. São inúmeras dúvidas, preocupações, adaptações e anseios que rodeiam essa fase. Tudo isso deve ser encarado de maneira positiva, pois todos esses sentimentos são naturais, já que este é um momento desconhecido e de importantes transformações.
Para tais desconfortos, é importante ter um bom acompanhamento pré-natal, dormir bem, estabelecer horários para alimentação, consumir alimentos naturais, realizar rigorosamente os exames prescritos pelo médico. Desta forma, a gestante terá suas dúvidas resolvidas e se sentirá mais confortável para outras atividades como: preparar o enxoval, o quarto, os móveis e tudo aquilo que o bebê e ela própria precisarão para se relacionar nos primeiros contatos após o nascimento.
Gravidez, apesar de não ser doença, é uma fase da vida complicada e ao mesmo tempo muito especial e requer cuidados importantes. O apoio do marido e da família é fundamental para que a mulher leve a gestação com tranqüilidade e confiança. Do ponto de vista médico, ela costuma ser dividida em três trimestres:

O primeiro talvez seja o que mais apresenta reações indesejáveis. A gestante fica sonolenta e com a sensibilidade à flor da pele. Os seios dilatam-se e ficam doloridos. Algumas têm enjôo, náuseas e vômitos.

No segundo trimestre — o mais tranqüilo dos três — a mulher se sente mais disposta e o mal-estar desaparece. Normalmente, se não fosse pela barriga, talvez nem se notasse diferença no seu jeito de ser.

O terceiro trimestre parece ser o mais demorado para passar. Nesse período, as visitas ao médico têm de ser mais freqüentes e os cuidados redobrados. O volume do útero aumenta muito, o que causa alterações não só na aparência, mas na anatomia e fisiologia da mulher.

Outro aspecto fundamental é a nutrição saudável e equilibrada, que garante um melhor desenvolvimento do bebê e uma gestação mais tranqüila para a mulher. A qualidade do alimento é muito mais importante que a quantidade. Até o segundo trimestre, o recomendado são apenas poucas calorias a mais do que o habitual. Por exemplo, apenas um copo de iogurte e uma barrinha de cereal a mais. Depois dessa fase inicial, pode-se aumentar a quantidade de frutas, verduras e fibras.
Não podemos nos esquecer da amamentação! O leite materno contém açúcar, gordura, vitaminas, água e todas as proteínas que o bebê necessita para ser saudável. O leite é um alimento completo e provê todos os nutrientes necessários nos primeiros meses de vida.

Recomendações Para Mães que Amamentam
• Evitar grandes quantidades de café, chá preto, chocolate, alimentos com corante, alimentos light e adoçantes;
• Não exagerar em temperos de odor forte, como o alho;
• Não fumar nem fazer uso de bebidas alcoólicas;
• Comer peixe duas a três vezes na semana;
• Não tomar medicamentos sem orientação médica, pois algumas drogas podem contaminar o leite.

Mamães e futuras mamães cuidem-se! Já que todos os cuidados são poucos para passar essa fase da vida tão especial, que só as mulheres têm a oportunidade de sentir e, se possível, conseguir explicar a sensação de gerar, com a ajuda dos homens é claro, uma outra vida dentro de si mesma!
.

domingo, 17 de maio de 2009

TENHO TPM MESMO, E DAI?


TPM

Sim o blog tem esse nome... porém, o nosso TPM só significa TRUQUES PARA MULHERES mesmo. Ao contrário das piadinhas machistas que dizem:


Tente no Próximo Mês
Todos os Problemas Misturados
Tô Puta Mesmo
Tocou, Perguntou, Morreu
Tempo Para Meditação
Tendência Para Matar
Tenham Paciência, Meu
Temporada Proibida para Machos

E por ai vai...
Continuando a onda de besteirol, vai uma piadinha que eu recebi essa semana e, confesso que apesar de absurda tem lá um fundinho, bem fundo de verdade.


A definição da TPM em 4 fases

(procura-se a autoria para entregar o Nobel)
*[e para tentativa de assassinato também né?!]*


Segundo a visão masculina, dividiu-se a TPM em 4 fases principais:

*Fase 1 - a Fase Meiguinha*

Tudo começa quando a mulher começa a ficar dengosa, grudentinha. Bom sinal?
Talvez, se não fosse mais do que o normal.
Ela te abraça do nada, fala com aquela vozinha de criança e com todas as palavras no diminutivo. A fase começa chegar ao fim quando ela diz que está com uma vontade absurda de comer chocolate. O que se segue, é uma mudança sutil desse comportamento, aparentemente inofensivo, para um temperamento um pouco mais depressivo.

*Fase 2 - a Fase Sensível*

Ela passa a se emocionar com qualquer coisa, desde uma pequena rachadura em forma de gatinho no azulejo em frente à privada, até uma reprise de um documentário sobre a vida e a morte trágica de Lady Di. Esse estágio atinge um nível crítico com uma pergunta que assombra todos os homens, desde os inexperientes até os mais escolados como o meu pai:
- Você acha que eu estou gorda?
Notem que não é uma simples pergunta retórica. Reparem na entonação, na escolha das palavras. O uso simples do verbo 'estou' ao invés da combinação 'estou ficando', torna o efeito da pergunta muito mais explosiva do que possamos imaginar.
E essa pergunta, meus amigos, é só o começo da pior fase da TPM. Essa pergunta é a linha divisória entre essa fase sensível da mulher para uma fase mais irascível.

*Fase 3 - a Fase Explosiva*

Meus amigos, essa é a fase mais perigosa da TPM.
Há relatos de mulheres que cometeram verdadeiros genocídios nessa fase. Desconfio até que várias limpezas étnicas tenham sido comandadas por mulheres na TPM. Exagero à parte, realmente essa é a pior fase do ciclo tepeêmico. Você chega na casa dela, ela está de pijama, pantufas e descabelada. A cara não é das melhores quando ela te dá um beijo bem rápido, seco e sem língua. Depois de alguns minutos de silêncio total da parte dela, você percebe que ela está assistindo aquele canal japonês que nem ela nem você sabem o nome. Parece ser uma novela ambientada na era feudal. Sem legendas...
Então, meio sem graça, sem saber se fez alguma coisa errada, você faz aquela famosa pergunta: 'Tá tudo bem?' A resposta é um simples e seca: 'Ta' sem olhar na sua cara.
Não satisfeito, você emenda um 'Tem certeza?', que é respondido mais friamente com um rosnado baixo e cavernoso 'teenhoo.'. Aí, como somos
legais e percebemos que ela não tá muito a fim de papo, deixamos quieto e passamos a tentar acompanhar o que Tanaka está tramando para tentar tirar Kazuke de Joshiro, o galã da novela que...
- Merda, viu!? - ela rosna de repente.
- Que foi?
A Fase Explosiva acaba de atingir o seu ápice com essa pergunta.
Sem querer, acabamos de puxar o gatilho. O que se segue são esporros do tipo:
- Você não liga pra mim! Tá vendo que eu to aqui quase chorando e você nem pergunta o que eu tenho! Mas claro! Você só sabe falar de você mesmo!
Ah, o seu dia foi uma merda? O meu também! E nem por isso eu fico aqui me lamuriando com você! E pára de me olhar com essa cara! Essa que você faz, e você sabe que me irrita! Você não sabe! Aquele vestido que você me deu ficou apertado! Aaaai, eu fico looooouca quando essas coisas me acontecem!
Você também, não quis ir comigo no shopping trocar essa merda! O pior de tudo é que hoje, quando estava indo para o trabalho, um motoqueiro mexeu comigo e você não fez nada! Pra que serve esse seu Jiu Jitsu? Ah, você não estava comigo? Por que não estava comigo na hora? Tava com alguma vagabunda? Aquela sua colega de trabalho, só pode ser ela. E nem pra me trazer um chocolate! Cala sua boca! Sua voz me irrita! Aliás, vai embora antes que eu faça alguma besteira. Some da minha frente!
Desnorteado, você pede o pinico e sai. Tenta dar um beijinho de boa noite e quase leva uma mordida.

*Fase 4 - a Fase da Cólica*

No dia seguinte o telefone toca. É ela, com uma voz chorosa, dizendo que está com uma cólica absurda, de não conseguir nem andar. Você vai à casa dela e ela te recebe dócil, superamável. Faz uma cara de coitada, como se nada tivesse acontecido na noite anterior, e te pede pra ir à farmácia comprar um Atroveran, Ponstan ou Buscopan pra acabar com a dor dela.Você sai pra comprar o remédio meio aliviado, meio desconfiado 'O que aconteceu?', você se pergunta. 'Tudo bem'. Você pensa: 'Acho que ela se livrou do encosto'. Pronto! A paz reina novamente. A cólica dobra (literalmente) a fera e vocês voltam a ser um casal feliz.
Pelo menos até daqui a 20 dias...


Bem, se você deu risada e disse: E daí, eu sou assim mesmo?!
Você está mais do que correta colega... Mas segue agora algumas informações ÚTEIS sobre o nosso inferninho mensal!

As causas mais comuns da TPM estão relacionadas às alterações bioquímicas nos níveis dos hormônios sexuais estrogênio e progesterona. Essas oscilações hormonais podem causar retenção de líquido e de sal no organismo.
Deficiências vitamínicas (como de vitamina B6) ou de ácidos graxos (como o ácido linoléico); assim como hábitos alimentares, estilo de vida, ausência de atividades físicas e stress também podem estar relacionados aos sintomas. Isso por que, ao se fazerem complementações vitamínicas e mudanças no estilo de vida, foram observadas melhoras nos sintomas da TPM.
Sintomas da TPM
As condições para o surgimento dos sintomas são múltiplas e variam em cada organismo:
· Depressão e pensamentos negativos;
· Ansiedade, tensão, nervosismo, excitação;
· Fraqueza afetiva, tristeza repentina, choro fácil, sentimento de rejeição;
· Raiva ou irritabilidade persistente, aumento dos conflitos interpessoais;
· Dificuldade de concentração;
· Cansaço, fadiga fácil, falta de energia;
· Acentuada alteração do apetite;
· Distúrbios do sono;
· Sensação de estar fora do próprio controle;
· Inchaço e/ou sensibilidade mamária aumentada;
· Dor de cabeça;
· Dores musculares;
· Ganho de peso ou sensação de inchaço.

Agora imaginem tudo isso junto? Não é fácil mesmo. Infelizmente não existe AINDA cura contra a nossa TPM de cada dia mas, algumas coisinhas podem ser feitas.
Por se tratar de uma síndrome, não existe tratamento 100% eficaz já que os sintomas variam muito para cada mulher. Entretanto, existem medidas que ajudam muito:
· Como a TPM está ligada à ovulação, muitas mulheres podem se beneficiar do uso da pílula anticoncepcional (que suspende a ovulação);
· Opte por alimentos mais saudáveis, incluindo na sua dieta mais verduras e frutas, além de praticar atividades físicas;
· Desintoxicação do fígado. O objetivo da desintoxicação é evitar um desequilíbrio nos níveis hormonais, principalmente entre o estrogênio e a progesterona. As funções metabólicas do fígado são muitas: ele está diretamente envolvido no metabolismo dos carboidratos, gorduras e proteínas, além de armazenar vitaminas e minerais na produção de colesterol e hormônios;
· A desintoxicação inclui aumento da ingestão de líquidos, fibras, frutas e vegetais. Além disso, deve-se evitar a ingestão de alimentos que aumentam a formação de toxinas, como carnes gordurosas, açúcar, álcool e cafeína em excesso e principalmente no período menstrual;
· Experimente suplementos multivitamínicos; ou opte pelos específicos, como vitamina B6, cálcio, óleo de prímula, magnésio, ginkgo biloba, proteína de soja, isoflavonas e vitamina E;
· Auto percepção, autoconhecimento e ajuda mútua são pontos básicos para se resolver os conflitos gerados pela TPM, trazendo melhora significativa na qualidade da vida pessoal, profissional, familiar e social.

Na verdade, todos os problemas que você acho que tinha resolvido, tudo que você guardou, os 'sapos' que você engoliu ou aquilo que você vem escondendo de você mesma tendem a serem eliminados junto com as toxinas que o seu corpo está liberando.
Não custa nada avisar as pessoas que você está sim na TPM. Não vale botar a culpa das suas cagadas na síndrome. Essas alterações [hormonais e de humor] são mais normais do que você imagina então provavelmente, as pessoas irão te entender.

Afinal de contas, quanto mais intensa for a crise, significa que mais emoções, pensamentos e situações foram armazenadas no seu subconsciente. Por isso, quando estiver de TPM, não tente analisar o porquê dos seus sentimentos. Isso só gera desgaste em você e em quem convive com você[coitadinhos]. Apenas deixe fluir o choro e a raiva, sem nada fazer a respeito e informe que neste período você está apenas liberando uma energia reprimida. Quando tudo passar, fique atenta aos seus pensamentos e as suas posturas. Não se permita mais engolir frustrações ou ofensas, medos ou dúvidas, sem resolvê-los e sem tomar decisões no momento em que elas surgirem. Assim, quanto mais resolutiva, prática e honesta consigo mesma você for e mais desapegada de coisas, pessoas e opiniões, mais leve será sua TPM, chegando até mesmo, depois de algum tempo, a desaparecer[esperamos que sim].

Por isso, não veja mais a TPM como uma sina, um castigo, uma maldição e sim como um termômetro.

Você também pode usufruir de mecanismos exteriores para aliviar sua tensão, tais como passeios agradáveis, comidas deliciosas, banhos relaxantes e companhias agradáveis.
Permita-se ser mais feliz, pois a dor só vem para lhe ensinar algo. Depois de aprendida a lição, ela perde o sentido e simplesmente desaparece. Isso lhe soa como auto ajuda? Mas a verdade é que nós como mulheres temos esse poder de transformar algo que nos incomoda em algo que pode ser positivo se for bem canalizado.

Informe-se melhor:

http://www.atpmnaopodeatrapalhar.com/

O STRESS ATRAPALHA OU NÃO A SUA VIDA?


Garotas se estão se sentindo estressadas, prestem atenção!
O estresse é o mal mais freqüente nos consultórios médicos do país. O brasileiro é o segundo povo mais estressado do mundo e perde apenas para os japoneses.
E quem será que é mais estressado, o homem ou a mulher?
Acertou quem disse que as mulheres estão à beira de um ataque de nervos. São elas as mais estressadas. Além da TPM, menopausa e tudo o que envolve a natureza feminina, elas ainda têm – muitas vezes – que assumir o papel de “homem da casa”.
O stress é o estado psicofísico resultante de excessiva exposição a certos estímulos, caracterizado por tensão muscular, fadiga, cansaço, dores nas costas, dificuldade para dormir, dor de cabeça, perda de memória, dificuldade em resolver problemas, entre outros.
O stress pode ser considerado também como a soma de respostas físicas e mentais de uma incapacidade de distinguir entre o real e as experiências e expectativas pessoais. Pela definição, stress inclui a resposta de componentes físicos e mentais. Ele é uma resposta do organismo frente a um perigo, que prepara o corpo para fugir ou lutar.
Todos nós atravessamos crises de stress e emoções fortes. A vida moderna freqüentemente obriga-nos a encarar situações difíceis e ameaçadoras. Cada pessoa reage de modo diferente a essas situações, pois o que para uns é motivo de muito stress para outros não é motivo para nenhuma alteração emocional. Entretanto, todos têm um limite de tolerância a partir do qual a saúde começa a ser prejudicada.
Em uma situação de stress, o corpo humano reage de diferentes formas. A ativação da glândula hipófise — localizada na região frontal do cérebro — libera hormônios que ativam as glândulas supra-renais — que, como o próprio nome indica, localizam-se na parte superior dos rins. Isso faz com que a substância cortisol seja produzida e liberada na corrente sangüínea. O excesso de cortisol leva a uma destruição das células de defesa — os glóbulos brancos — causando uma baixa na defesa imunológica do organismo, possibilitando assim a proliferação e desenvolvimento de doenças.
É importante ressaltar que nenhum método isolado é infalível; uma combinação de vários métodos é geralmente mais efetiva. O que funciona para uma pessoa, não necessariamente funcionará para outras.
O stress pode ser tanto negativo como positivo. O stress apropriado e controlado melhora o interesse e motiva o indivíduo, assim como a ausência total de stress pode levar ao tédio e à depressão.
Finalmente, um médico ou psicólogo deve ser procurado quando forem identificadas condições físicas e psicológicas associadas ao stress, como sintomas cardíacos, dor significativa, ansiedade, ou depressão.
Como tratar do Stress:
• Tente descobrir o que pode estar causando tensão e aborrecimento e tente contornar essas causas. Procure planejar os períodos e horários de modo a evitar correrias.
• Faça uma atividade por vez e concentre-se nela. Quem se preocupa com muitas tarefas ao mesmo tempo não executa bem nenhuma delas.
• Faça atividades físicas, mentais e recreativas; procure sempre equilibrar essas atividades.
• Pratique exercícios físicos; se possível ao ar livre e em ambientes naturais.
• Tenha uma dieta saudável. A saúde em geral e a resistência ao stress podem melhorar com uma dieta rica em cereais integrais, vegetais e frutas. Procure também evitar o abuso de álcool, cafeína e cigarro.
• Não se esqueça de ter uma boa relação com amigos e família.
• Mantenha bons pensamentos; cultive bons propósitos e ideais.
• Pratique a meditação. Relaxe, esvazie a mente de preocupações; respire lenta e profundamente.
• Durma o suficiente para se sentir renovado.
• Coma sem pressa. Sinta bem o sabor da comida; expulse pensamentos que o incomodam.
• Seja positivo e exerça constantemente a paciência.
• Absorva as crises de raiva com sabedoria.
• Seja menos competitivo; busque ser feliz e fazer o que gosta alheio às influências e julgamentos dos outros.
• Encare os eventos cotidianos de uma maneira diferente. Mantenha um senso de humor durante as situações difíceis; o riso não somente ajuda a aliviar a tensão e manter as perspectivas, mas também tem um efeito físico que reduz os níveis do hormônio do stress.
• Lembre-se sempre: em uma situação de problema, não adianta se preocupar. Isto só traz sofrimento, depressão e nervosismo, além de não trazer a solução. Aprenda a controlar esses sentimentos e se tornará uma pessoa mais feliz.
Viram? Não se preocupem tanto e relaxem! Nada de strees..

PELE BONITA


Limpar a pele é fundamental para eliminar as células mortas, sudorese, secreções naturais, resíduos de poluição e maquiagem. A limpeza visa à higienização com produtos manipulados, assim como a eliminação de cravos e espinhas. Isso diminui a flora bacteriana e as impurezas. É indispensável para a manutenção de todo tipo de pele para remover as impurezas dos poros. Ela também auxilia nos tratamentos faciais para os cosméticos penetrarem na pele.
O esfoliante é ideal para uma limpeza mais profunda, eliminando as impurezas e retirando as células mortas de forma eficaz. A esfoliação também estimula a renovação natural de células da pele e ajuda no tratamento das espinhas. Além disso, ela prepara a pele para receber tratamentos complementares — melhorando, por exemplo, a absorção de loções hidratantes.
A máscara facial também deve fazer parte da limpeza, pois é excelente para fechar os poros. Caso sua pele seja seca, é recomendado usar um hidratante antes da aplicação da máscara. Alguns componentes são bastante utilizados em máscaras faciais. As algas marinhas são nutritivas e bons desintoxicantes da pele. A argila, quando em conjunto com as algas marinhas, retira as impurezas e a limpa em profundidade. Logo, esta é a mistura ideal para quem quer obter uma pele limpa e saudável.
O tônico facial é utilizado para complementar a limpeza. Ele tem o papel de proteger a pele da ação dos radicais livres, ajudando a reduzir a aparência de poros dilatados e uniformizando a textura. Essa loção também tem a função de manter a umidade natural da pele, além de proporcionar mais elasticidade e beneficiar o tônus muscular.
Após esse ritual de limpeza, sua pele está preparada para receber uma boa hidratação.
O uso adequado do hidratante faz a reposição da umidade, eliminando tensões e suavizando rugas. Durante a aplicação, é recomendado que sejam feitos alguns movimentos específicos para melhorar ainda mais o resultado.
A hidratação é indicada para peles ressecadas, tanto naturalmente como pela exposição excessiva ao sol. Além do resultado imediato, é um ótimo método de prevenção do envelhecimento, pois cria uma película protetora para a pele.
O uso do protetor é essencial para protegê-la da ação dos raios solares, que é um dos maiores vilões do envelhecimento precoce. Ele deve ser utilizado diariamente, estando você na praia ou não. O filtro solar ajuda a proteger a pele da radiação ultravioleta do sol, o que reduz as queimaduras solares e outros danos à pele. Além destes benefícios, seu uso também está ligado a um menor risco de câncer de pele.
A área dos olhos merece uma atenção especial pelo fato de ser a parte mais sensível do rosto. É o local onde aparecem as primeiras rugas. Os cosméticos são elaborados com fórmulas especiais para não agredir os olhos. É importante utilizar cremes específicos para a região, para manter o local devidamente hidratado, melhorar a textura da pele e promover uma renovação celular superficial. Com o uso diário e contínuo é possível evitar o aparecimento de linhas indesejáveis.
Já na fase adulta, inicia-se a preocupação com o envelhecimento precoce. Com o passar dos anos, o desgaste natural da pele se intensifica. Fatores ambientais, estilo de vida e fatores psicológicos acabam influenciando no nosso bem-estar e na saúde de nossa pele.
Os cosméticos para pele madura devem conter propriedades para combater a flacidez e estimular a tonicidade muscular. Eles devem também conter dosagens de acetilcolina para aumentar o tônus da epiderme para minimizar linhas de expressão. Também é importante utilizar um sistema anti-rugas intensivo para diminuir os sinais de expressão das rugas finas e superficiais.
Além disso, muita gente também sofre com a pele oleosa. Alguns cuidados podem contribuir para evitar a oleosidade e o brilho excessivo. Manter a pele limpa é fundamental. Para isso, o segredo é utilizar sabonetes próprios para peles oleosas. Depois, aplicar um tônico para retirar resíduos de poluição e maquiagem. Na hora da hidratação é preciso cuidado: escolha produtos livres de óleo e que não causam obstrução dos poros. Tome cuidado com a temperatura da água, que não pode ser quente nem gelada.

Veja mais algumas dicas para ter uma pele bonita:
• Programe-se para cuidar diariamente de sua pele. Alguns minutos diários, duas vezes ao dia, podem fazer sua pele renascer;
• Beba bastante água, pois é fundamental para o bom funcionamento de todo o organismo;
• Mantnha uma alimentação equilibrada, à base de verduras, frutas e alimentos ricos em fibras;
• Procure criar condições para um sono de qualidade e duração adequada;
• Pratique atividades físicas regularmente;
• Faça massagens faciais com uma esteticista de sua confiança para melhorar a circulação sanguínea e o tônus muscular;
• Faça ginástica facial, que fortalece a musculatura, dificultando o aparecimento de marcas de expressão e linhas superficiais, além de estimular o tônus muscular ao redor dos olhos.

Esteja atenta a alguns itens a serem evitados:
• Expor-se ao sol sem a devida proteção, principalmente entre as 10 e 15 horas;
• Dormir sem retirar completamente a maquiagem;
• Ingerir alimentos gordurosos, frituras e carnes vermelhas;
• Consumir cigarro, álcool ou outras drogas;
• Expor-se à poluição.

Com esses cuidados podemos manter nossa pele mais bonita e saudável por mais tempo.